quinta-feira, 17 de setembro de 2009

BÍBLIA EM DOSES DIÁRIAS

Alguém disse que iria ler a Bíblia em 8 anos e meio lendo um versículo por dia. Muito boa decisão. A dificuldade é saber se realmente alguém conseguiria ler apenas um verso por dia. A leitura da bíblia produz motivação para não apenas ficarmos num só verso. Deus se revela a nós quando lemos de coração e nos inspira a fazermos do momento de leitura mais do que um momento de informação e sim paradas para reflexão e para transformação. Não desista do seu compromisso de reflexão sobre a Palavra de Deus.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

CULTURA BÍBLICA : EVANGELHO DE MARCOS – O PRIMEIRO EVANGELHO A SER ESCRITO—PARTE I

De fato, notícias boas nos tocam, nos animam, mexem conosco. Mas, antes de tudo, queremos ter a certeza de que essas boas notícias venham de uma fonte confiável. Nossa tendência inicial é nos resguardar, não acreditar a princípio, porque se as mesmas não tiverem fundamento a alegria inicial pode se transformar em decepção e frustração. Queremos, então, conhecer melhor a origem e a autenticidade da sua mensagem. De posse da autenticidade da “boa nova” acreditamos e damos então vazão plena aos sentimentos. A certeza da nossa salvação, baseada na credibilidade da mensagem redentora de nosso Senhor Jesus Cristo, é que nos traz a conseqüente alegria e a espontaneidade em demonstrá-la. Afinal, fomos criados para o louvor da sua glória. É também um estado de regozijo que se fundamenta não só na veracidade da mensagem, mas também em seu conhecimento. De nada adiantariam haver milhares de motivos pelos quais poderíamos nos regozijar e nos tornar felizes, se deles não tomássemos conhecimento. Afinal, “A fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo” (Rm 10.12b). Se conhecer a palavra é fundamental, estuda-la é o fundamento através do qual teremos condição de anunciar ao mundo a razão de nossa fé, que explica a alegria e regozijo que demonstramos em nossos cultos. Afinal, não há como compartilhar um evangelho (Boas Novas) com alguém a menos que o conheçamos suficientemente para sermos convincentes na mensagem que transmitimos.Uma das facetas do Projeto Videira é exatamente este de que estamos falando: incentivo à leitura e estudo da Bíblia e por extensão, participação da escola bíblica dominical.

O Evangelho segundo Marcos—Parte I (Contribuição de José Maria Vidal)

Marcos, conforme Papias, que viveu no segundo século, foi provavelmente natural de Jerusalém e é o autor deste primeiro evangelho. Filho de Maria, mulher de posses e de relevância na sociedade, cuja casa estava aberta aos cristãos primitivos (cf. At 12.12), e primo de Barnabé (Cl 4.10), acompanhou este e Paulo na primeira viagem missionária. Testemunhos dos chamados Pais da Igreja mostram que Marcos acompanhou Pedro a Roma e escreveu este evangelho a partir das pregações do mesmo (Pearlman, 2004). Sua conversão foi, por sua vez, fruto da pregação de Pedro, por quem é chamado de filho (I Ped 5.13), e de quem se percebe a influência neste evangelho que, de acordo com os estudiosos, foi escrita entre 50 e 70 d.C. (Mears, 2003). A leitura de Marcos nos mostra que este evangelho foi escrito para não judeus (gentios) uma vez que seu texto procura explicar alguns costumes judeus (cf. Mc 7.3-4), não se preocupa em citar genealogias nem referencias do AT quanto ao cumprimento de profecias, não alude ao nascimento e infância de Jesus, não cita raízes de sua crença e nem se atém a dogmas judaicos. Nele, Marcos identifica Jesus Cristo como um servo, conforme Mc 10.45: “Pois o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos”. Um servo sim, todavia divino e poderoso, uma vez que teve o cuidado de registrar dezoito de seus milagres, embora tenha registrado apenas quatro de suas parábolas.Algumas características deste evangelho indicam que foi direcionado aos romanos: a) seu estilo resumido, descrição de cenas movimentadas típicas de um povo enérgico e ativo como os romanos, o uso repetido de palavras como “logo”, “imediatamente” e “em seguida” nos dão a idéia de ação e prontidão militar, além de Jesus ser apresentado como um conquistador poderoso; b) o dinheiro é citado em moeda romana; c) a divisão do tempo é também romana.No período de 60-70 d.C. os cristãos de Roma eram perseguidos e muitos foram torturados pelo imperador romano Nero. Neste contexto, como um dos líderes eclesiásticos em Roma, Marcos foi movido pelo Espírito Santo a escrever este Evangelho, como uma resposta pastoral a tal perseguição. O objetivo era fortalecer a fé dos crentes romanos e inspirá-los a sofrer fielmente em prol do evangelho, oferecendo-lhes como modelo a vida, o sofrimento, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Elaborado para o INFORME VIDEIRA POR José Maria Vidal

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A BEBIDA ALCOÓLICA NA BÍBLIA — PARTE I

Muitos cristãos hoje estão justificando a bebida, mas se esquecem do que a Bíblia diz sobre a embriaguez. O projeto Videira enfatiza que junto com a vergonha da embriaguez, as Escrituras geralmente frisam o efeito causado sobre a mente. Quando sacerdotes, profetas e juízes bebem, eles desviam os homens de Deus. Os textos a seguir ressaltam o mesmo pensamento: "A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento" (Oséias 4:11). "Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas! Serás farto de opróbrio em vez de honra; bebe tu também e exibe a tua incircuncisão; chegará a tua vez de tomares o cálice da mão direita do SENHOR, e ignomínia cairá sobre a tua glória" (Habacuque 2:15-16). O uso de bebidas alcoólicas pode abrir portas para outros maiores pecados.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

BÍBLIA : A BASE PARA DECISÕES MORAIS E ESPIRITUAIS

Sola FIDE ( somente a fé ) , Sola Scriptura ( somente a Escritura ) , Sola Gratia ( somente a graça ) e Solo Cristo ( somente Cristo ) . Este foi o grande slogan da reforma protestante levado a cabo pelo ex-monge agostiniano Martinho Lutero no século XVI.O termo “sola” significa “somente” que na verdade não era utlizado, tampouco praticado pela igreja Romana para justificar as doutrinas ensinadas. O crente hoje precisa valorizar as Escrituras como SOMENTE , unicamente a sua regra de fé e de conduta. Quando não fixamos nossos olhos unicamente nas escrituras ficamos vulneráveis a outras verdades para as decisões morais e espirituais do nosso dia-a-dia.

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CULTURA BÍBLICA




Ao ler a bíblia com o objetivo de coloca-la em prática precisamos observar a regra 2 do nosso manual do Participante:

Não dê atenção a textos obscuros. Alguns indivíduos tem o prazer em escarafunchar curiosidades inócuas tais como quem era o jovem nu do final do Evangelho de Marcos (Mc 14:51-52), os detalhes do batismo pelos mortos citados por Paulo em 1Co 15:29, acerca da pregação de Cristo aos espíritos em prisão, citada em 1Pe 3:18-20. Assim, perde-se tempo analisando detalhes irrelevantes. Essas questões podem parecer um "prato cheio" para os eruditos e técnicos textuais do Novo Testamento, mas, na maioria das vezes, dizem pouco ao cristão comum.

domingo, 30 de agosto de 2009

PARA O POVO DE ISRAEL O QUE SIMBOLIZA A VIDEIRA ?

Uma vez que as uvas eram cultura de subsistência na Palestina, não causa surpresa que o Senhor usasse a videira como um símbolo de seu povo, Israel (veja Salmo 80:8-16; Jeremias 5:10; 6:9; Ezequiel 15:1-8; 19:10-14). As imagens da videira simbolizavam o fracasso de Israel em cumprir as expectativas do Senhor (Oséias 10:1-2). Suas uvas eram selvagens e sem valor, apesar do cuidado do Senhor com sua vinha (Isaías 5:1-7; veja também Jeremias 2:21). Israel fracassou. Mas Jesus é a verdadeira videira, cumprindo o chamado e o destino de Israel (João 15:1). Temos que ser ramos da videira e como tal temos diversas responsabilidades importantes (veja João 15:1-17).

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS?


Como podemos saber que a Bíblia é a Palavra de Deus e não simplesmente um bom livro? O que é único sobre a Bíblia que a separa de todos os outros livros religiosos já escritos? Existe alguma evidência de que a Bíblia é realmente a Palavra de Deus? Estes são os tipos de perguntas que merecem análise se formos seriamente examinar a afirmação bíblica de que a Bíblia é a verdadeira Palavra de Deus, divinamente inspirada, e totalmente suficiente para todas as questões de fé e prática.Não pode haver dúvida sobre o fato de que a própria Bíblia afirma ser a verdadeira Palavra de Deus. Tal pode ser claramente observado em 2 Timóteo 3:15-17, que diz: “... desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

CULTURA BÍBLICA



A Bíblia - o livro mais lido, traduzido e distriduído do mundo - desde as suas origens, foi considerada sagrada e de grande importância. E, como tal, deveria ser conhecida e compreendida por toda a humanidade. A necessidade de dinfundir seus ensinamentos, através dos tempos e entre os masi variados povos, resultou em inúmeras traduções para os mais variados idiomas. Hoje é impossível encontrar a Bíblia, completa ou em porções, em mais de 2.400 línguas diferentes. (fonte http://www.sbb.org.br/)

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A BÍBLIA NA PRAÇA

Para destacar a importância da Bíblia, muitos municípios no Brasil reservam espaços públicos de grande movimentação para lembrar o quanto a palavra de Deus é fundamental para o ser humano. No site da Sociedade Bíblica do Brasil você encontra uma lista com essas cidades, confira http://www.sbb.org.br/

O DESAFIO DA REFLEXÃO BÍBLICA

Com a vida agitada e as responsabilidades crescentes, não podemos negar, ler e refletir sobre a Palavra de Deus é um desafio. Quando parar? Como equilibrar o pouco tempo e o cansaço acumulado, com o desafio de vivermos uma vida de meditação bíblica. Diante do quadro da vida moderna, devemos individualmente reservar um tempo apropriado, num local apropriado para buscarmos a Deus na Palavra. O Projeto Videira tem como objetivo estimular a leitura e reflexão bíblica dos membros da Igreja Batista do Bom Retiro e todo seguidor do blog num tempo de responsabilidades e exogências crescentes.