segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CULTURA BÍBLICA




Ao ler a bíblia com o objetivo de coloca-la em prática precisamos observar a regra 2 do nosso manual do Participante:

Não dê atenção a textos obscuros. Alguns indivíduos tem o prazer em escarafunchar curiosidades inócuas tais como quem era o jovem nu do final do Evangelho de Marcos (Mc 14:51-52), os detalhes do batismo pelos mortos citados por Paulo em 1Co 15:29, acerca da pregação de Cristo aos espíritos em prisão, citada em 1Pe 3:18-20. Assim, perde-se tempo analisando detalhes irrelevantes. Essas questões podem parecer um "prato cheio" para os eruditos e técnicos textuais do Novo Testamento, mas, na maioria das vezes, dizem pouco ao cristão comum.

domingo, 30 de agosto de 2009

PARA O POVO DE ISRAEL O QUE SIMBOLIZA A VIDEIRA ?

Uma vez que as uvas eram cultura de subsistência na Palestina, não causa surpresa que o Senhor usasse a videira como um símbolo de seu povo, Israel (veja Salmo 80:8-16; Jeremias 5:10; 6:9; Ezequiel 15:1-8; 19:10-14). As imagens da videira simbolizavam o fracasso de Israel em cumprir as expectativas do Senhor (Oséias 10:1-2). Suas uvas eram selvagens e sem valor, apesar do cuidado do Senhor com sua vinha (Isaías 5:1-7; veja também Jeremias 2:21). Israel fracassou. Mas Jesus é a verdadeira videira, cumprindo o chamado e o destino de Israel (João 15:1). Temos que ser ramos da videira e como tal temos diversas responsabilidades importantes (veja João 15:1-17).

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS?


Como podemos saber que a Bíblia é a Palavra de Deus e não simplesmente um bom livro? O que é único sobre a Bíblia que a separa de todos os outros livros religiosos já escritos? Existe alguma evidência de que a Bíblia é realmente a Palavra de Deus? Estes são os tipos de perguntas que merecem análise se formos seriamente examinar a afirmação bíblica de que a Bíblia é a verdadeira Palavra de Deus, divinamente inspirada, e totalmente suficiente para todas as questões de fé e prática.Não pode haver dúvida sobre o fato de que a própria Bíblia afirma ser a verdadeira Palavra de Deus. Tal pode ser claramente observado em 2 Timóteo 3:15-17, que diz: “... desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

CULTURA BÍBLICA



A Bíblia - o livro mais lido, traduzido e distriduído do mundo - desde as suas origens, foi considerada sagrada e de grande importância. E, como tal, deveria ser conhecida e compreendida por toda a humanidade. A necessidade de dinfundir seus ensinamentos, através dos tempos e entre os masi variados povos, resultou em inúmeras traduções para os mais variados idiomas. Hoje é impossível encontrar a Bíblia, completa ou em porções, em mais de 2.400 línguas diferentes. (fonte http://www.sbb.org.br/)

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

A BÍBLIA NA PRAÇA

Para destacar a importância da Bíblia, muitos municípios no Brasil reservam espaços públicos de grande movimentação para lembrar o quanto a palavra de Deus é fundamental para o ser humano. No site da Sociedade Bíblica do Brasil você encontra uma lista com essas cidades, confira http://www.sbb.org.br/

O DESAFIO DA REFLEXÃO BÍBLICA

Com a vida agitada e as responsabilidades crescentes, não podemos negar, ler e refletir sobre a Palavra de Deus é um desafio. Quando parar? Como equilibrar o pouco tempo e o cansaço acumulado, com o desafio de vivermos uma vida de meditação bíblica. Diante do quadro da vida moderna, devemos individualmente reservar um tempo apropriado, num local apropriado para buscarmos a Deus na Palavra. O Projeto Videira tem como objetivo estimular a leitura e reflexão bíblica dos membros da Igreja Batista do Bom Retiro e todo seguidor do blog num tempo de responsabilidades e exogências crescentes.